5 de julho de 2017

Governador Raimundo Colombo inaugura as obras no terminal rodoviário Rita Maria.

A solenidade de entrega das obras contou com a presença do governador Raimundo Colombo. A reforma custou ao Estado R$ 12,9 milhões, sendo esta a primeira reforma completa que o prédio recebeu desde sua abertura ao público, em 1981.

O espaço recebeu melhorias no telhado, pintura nova, substituição do piso e recapeamento asfáltico nas pistas. As salas foram deslocadas para o andar superior, onde futuramente será instalado o Procon estadual. Os boxes de vidro das salas foram removidos e o piso emborrachado foi substituído por piso cerâmico em todo o andar superior, tal como foi feito no andar inferior. Outra melhoria feita na última etapa de obras foi a reforma do anexo onde funcionam os postos das polícias Civil e Militar.

“O governo, através da SIE e Deter enfrentou um problema que vinha se arrastando por muito tempo; a ampla reforma do terminal Rita Maria. Estamos devolvendo à capital catarinense um de seus cartões postais, totalmente revitalizado, tornando-se um equipamento rodoviário referencia no Brasil”, ressaltou o presidente do Deter, Fulvio Brasil Rosar Neto.

Para o secretário da Infraestrutura, Luiz Fernando Cardoso, a obra proporciona melhor acessibilidade e segurança. “Milhares de pessoas passam diariamente pelo terminal. Temos uma preocupação muito grande com o usuário do transporte coletivo e esta revitalização dos espaços vai deixá-lo em ótimas condições de uso”, disse Cardoso.

As mudanças no terminal Rita Maria começaram em abril de 2013, após a interdição do prédio em razão das excessivas goteiras. Com a ordem de serviço assinada pelo governador Raimundo Colombo iniciaram os trabalhos de impermeabilização do telhado e recuperação das estruturas da cobertura e do subsolo.

O terminal Rita Maria completará 36 anos de inauguração no dia 7 de setembro. Em 1991 surgiram os primeiros problemas. Por problemas estruturais a Defesa Civil decretou situação de emergência, em 2010. Três anos mais tarde, o local foi interditado pelo mesmo órgão. Somente após a medida a reforma da área de mais de 15mil m² foi iniciada.

“Esta é a única rodoviária que o Estado administra diretamente. Foi realizado aqui um trabalho de restauração do edifício, que ficou muito bem equipado. É uma obra de mais de 30 anos, que precisava de melhorias e investimentos. Agora, o terminal irá oferecer um serviço ainda melhor à população. E numa cidade turística como Florianópolis, ter a rodoviária muito bem qualificada é um passo importante”, disse o governador.

O presidente do Deter, Fúlvio Brasil Rosar Neto, informou que a empresa responsável pela obra tem funcionários constantes no terminal para dar toda a assistência necessária.

Números do Terminal Rita Maria

• Área: 15.718 mil metros quadrados
  • Fluxo médio de 450 ônibus por dia
  • 7,5 mil pessoas passam diariamente pelo terminal, número que dobra na alta temporada de verão
  • 25 empresas nacionais e internacionais de transporte de passageiros
  • Boxes exclusivos para uso de fretamentos turísticos
  • 02 Estacionamentos
  • Espaço Cultural
  • Serviços: caixa eletrônicos de dois bancos, lojas, lanchonetes, Santur com informações turísticas, Polícia Militar,Polícia Civil, SOS Desaparecidos e Grupo de Apoio aos Familiares de Desaparecidos (Gafad) e Deinfra

Um pouco de história:  Quem foi Rita Maria?

Rita Maria era uma senhora de cor negra, filha de escravos, que morava em uma casa rente à praia, no Centro, nos tempos do antigo Miramar. Ela ficou famosa com suas benzeduras e rezas, que oferecia aos marujos recém chegados à Ilha, além de pratos de comida. Era uma figura risonha, que recebia a todos com alegria. Por isso, deu nome ao terminal. Não há fotos dela, mas está imortalizada na escultura de sucata feita pelo gaúcho Paulo Siqueira, em frente ao terminal. Paulo tem 38 obras do gênero espalhadas pelo mundo. Entre elas, a estátua do Desbravador, em Chapecó, Oeste do Estado; e da Virgem de Guadalupe, no México.

Fonte: Deter /Assessoria de Imprensa – Governo do Estado / SECOM

Fotos: Deter / Assessoria de Imprensa – Júlio Cavalheiro / SECOM

Governador Raimundo Colombo inaugura as obras no terminal rodoviário Rita Maria, em Florianópolis